Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que o Piauí teve um crescimento de 19,08% na geração de novos empregos formais de trabalho na construção civil em 2023. Com isso, o Estado teve o maior aumento percentual de crescimento na região Nordeste no número de trabalhadores se comparado com o ano de 2022.
Segundo o levantamento, o Piauí saltou de 22.652 em 2022 para 26.974 postos de trabalho no ano passado. Ao todo, foram exatas 4.322 carteiras de trabalho assinadas durante esse período.
O Caged informou, ainda, que os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba foram os únicos estados que apresentaram crescimento superior a 10%. Nacionalmente, o crescimento foi de trabalhadores formais no setor foi de 6,57%, onde foram gerados 158.940 novos postos de trabalho com carteira assinada. Este é o sexto ano consecutivo que o setor da construção civil registra resultados positivos no seu mercado de trabalho.
A construção civil é responsável por 48,4% do PIB industrial no Piauí, evidenciando que é um setor estratégico para a economia estadual.
Na indústria da construção civil, uma variedade de profissionais desempenham papel crucial para dar vida aos projetos arquitetônicos. Desde pedreiros até engenheiros, esses profissionais trabalham em conjunto para construir e renovar estruturas. Pedreiros, carpinteiros, eletricistas e muitos outros desempenham funções vitais, cada um contribuindo com suas habilidades específicas para garantir o sucesso de cada empreendimento.
Com informações do Meio Norte