Piauí sobe 14 posições em solidez fiscal no Ranking de Competitividade
Estado foi o que mais avançou entre todas as unidades da federação
O Piauí subiu 14 posições no ranking do Centro de Liderança Pública (CLP) e é o nono estado brasileiro no pilar da solidez fiscal. O estado também ganhou dez posições em Capital Humano, seis em Potencial de Mercado e três em Sustentabilidade Social. O anúncio foi feito durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2021, na manhã desta quinta-feira (30), em São Paulo, e contou com a participação do governador do Piauí, Wellington Dias.
O Piauí foi o estado que mais avançou nesse ranking, especialmente devido aos investimentos e melhorias trazidos pelo Programa de Parcerias Público-Privada (PPPs) e ações realizadas em 2019 como regularização fundiária, investimentos em educação e melhoria do ambiente de negócios. Além disso das potencialidades do estado como o investimento em energias limpas e ofertas de serviços.
O governador Wellington Dias fez uma apresentação no evento onde destacou os principais investimentos feitos no Piauí. “Não é fácil com tanta instabilidade política, social e econômica, criar um ambiente de confiança e implementar um plano que garanta solidez fiscal e compromisso social. Exige muita coragem, trabalho de equipe e determinação. No Piauí a integração de esforços produz bons resultados e vamos seguir melhorando ainda mais. Solidez fiscal, compromisso social e com a sustentabilidade econômica e ambiental”, explicou o governador Wellington Dias.
Ainda em sua apresentação, o governador destacou que o Piauí se encontra com alto IDH, progresso na educação com escolas de ensino médio em todo estado, aumento de investimentos em infraestrutura e tantos outros projetos que promovem o desenvolvimento do estado. “Somos um estado com um grande potencial e estamos executando um plano traçado a longo prazo que vai até 2022. Fizemos uma regularização fiscal e saímos de uma situação negativa para uma situação de capacidade de investimentos”, destacou.
Para o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, o ranking é o resultado de todo um trabalho em busca do equilíbrio financeiro do estado. “O bom resultado no Pilar de Solidez Fiscal demonstra, de forma inequívoca, o grande trabalho do Governo do Estado em prol do equilíbrio das contas públicas. E vamos avançar muito mais nos próximos anos”, comemorou.
O Ranking é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública em parceria com a Tendências Consultoria e é composto por 10 pilares e 86 indicadores. Com este conjunto de indicadores, o Ranking se torna uma ferramenta para fazer um diagnóstico preciso dos principais desafios que os estados brasileiros têm de enfrentar para alavancar a economia brasileira, e promover políticas públicas de qualidade para os cidadãos.
Para Luiz Felipe d’Avila, fundador do CLP, isso é resultado de um trabalho extraordinário que fez com que o Piauí pulasse seis posições em um ano. “O Piauí saiu de 26º para 20º em um ano e isso mostra a importância de quando um governo compra brigas para melhorar os indicadores de seu estado”, concluiu.
Fonte: CCom