O Brasil tem mais de mil municípios suscetíveis a desastres naturais, sendo que 25 destes são piauienses, incluindo a capital do Estado. Diante desta realidade um mapeamento das áreas de risco foi feito com base no número de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada. O objetivo é antecipar medidas para a redução de danos.

O mapeamento também classifica os Municípios por risco geológico, risco hidrológico, análise de risco e plano de intervenções, suscetibilidade e carta geotécnica de aptidão. Entre as informações coletadas está o risco de desastres relacionados a deslizamentos e inundações.

A classificação dos municípios prioritários foi a partir de análise dos dados existentes nos arquivos da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Seis municípios piauienses já passaram por mapeamento entre novembro de 2011 e dezembro de 2012. Ao término da pesquisa, as informações são repassadas para os representantes do município e da defesa civil, para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Ministério das Cidades e outros órgãos e instituições integrantes do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais do governo federal.

Medidas

Com a análise das vulnerabilidades locais, será viável promover um trabalho de elaboração de propostas de intervenções, ou seja, ações para diminuição do risco de deslizamentos e inundações nos Municípios. O governo pretende desenvolver ações de gerenciamento de risco de desastres em 821 Municípios até o fim de 2014.

Confira abaixo a lista de municípios piauienses mais vulneráveis do ponto de vista do meio físico, pelos os parâmetros número de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada.
Fonte: Portal Az