Bebê com menos de 3 meses que nasceu com microcefalia é examinado por neurologista(Foto: Felipe Dana/AP)
Bebê com menos de 3 meses que nasceu com microcefalia é examinado por neurologista(Foto: Felipe Dana/AP)

Ao todo foram notificados 169 casos da doença no estado. Secretaria de saúde informou que casos suspeitos de dengue caíram 42,7%.

O Ministério da Saúde informou que o Piauí tem 87 casos confirmados de microcefalia. O boletim divulgado nesta quarta-feira (22) computa casos de 2015 até 18 de junho deste ano. No estado foram notificados um total de 169 casos, sendo 73 descartados e outros 9 seguem sob investigação.

Os municípios com maior número de casos notificados foram: Teresina (61), Parnaíba (10),Barras (6), Altos e José de Freitas (4).

Em todo o Brasil foram confirmados 1.616 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita em todo o país. Desde o início das investigações, 8.039 casos suspeitos foram notificados ao Ministério da Saúde.

Em relação aos óbitos no país, no mesmo período, foram registrados 324 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país. Isso representa 4% dos casos notificados. Destes, 86 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 182 continuam em investigação e 56 foram descartados.

Dengue
Com relação o número de casos suspeitos de dengue, dados da Secretaria de Estado da Saúde (sesapi) apontam que houve uma redução nas notificações dos casos da doença, de janeiro a junho, com diminuição de 42,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nesse período, foram registrados 3.898 casos suspeitos de dengue em 147 municípios. Teresina, Picos, Parnaíba, Floriano, e Batalha foram os municípios com os maiores números de notificações.
Quanto aos dados de zika e chikungunya, o Piauí registrou 280 e 515 casos suspeitos, respectivamente.

Fonte: G1/Piauí