Lançamento do SIC (Foto:Francisco Leal)
Lançamento do SIC (Foto:Francisco Leal)

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) entregou, na manhã desta segunda-feira (28), o novo Sistema de Identificação Civil (SIC) à Secretaria de Segurança Pública do Piauí, órgão responsável pelo Registro Geral (RG) dos cidadãos no Estado. A nova carteira terá a foto digitalizada, assim como a impressão digital e a assinatura.

“A nova carteira de identidade irá melhorar o banco de dados do Estado. Com essa tecnologia, o Instituto de Identificação poderá eliminar completamente as fichas em arquivos, e tudo será digitalizado. Isso facilitará o cruzamento de informações, por exemplo, até para a identificação de criminosos”, explica o diretor-geral da ATI, Thiago Siqueira.

A criação da nova tecnologia, que recebeu investimentos de R$290 mil do Governo do Estado, permite o cadastro, geração, emissão e controle das emissões das Carteiras de Identidade Civil. O sistema também garante mais segurança no armazenamento dos dados.
Para a implementação do SIC, a Secretaria da Segurança Pública passará por um período de adequação de equipamentos, treinamento dos servidores da SSP/PI e testes de performance. A previsão é que a nova tecnologia entre em vigor em um prazo de 60 dias.

“Vale ressaltar que, com a digitalização dos dados, o cidadão terá um prazo para o recebimento da sua carteira de identidade, já que iremos emitir o documento em uma gráfica de segurança para evitar desvio de cédula”, ressalta Thiago Siqueira.

Novas ações

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) entregará, ainda nos próximos dias, novas tecnologias para facilitar os serviços oferecidos pelo Governo do Estado, como o Portal do Servidor, o manual de padronização da identidade visual do sistema do estado, o sistema de vistoria do Corpo de Bombeiros e o modelo de desenvolvimento de software.

Fonte: Ccom