Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) apreendeu, nesta segunda-feira (11), dois caminhões com lenha e madeira serrada. Para o inspetor da PRF Raimundo Rameiro a madeira, que vinha do Pará, seria comercializada em Teresina e outros estados do Nordeste, corroborando a ideia de que o Piauí faz parte da rota de transporte ilegal de madeira.
“Nós temos um histórico de apreensão de madeira aqui no estado que comprova que aqui faz parte da rota de passagem de madeira do Pará para outras unidades da federação, principalmente do nordeste. A tendência é continuar esse tipo de fiscalização para coibir essa prática”, afirma o inspetor.
Nesta segunda-feira (11) foram apreendidos um caminhão com 35 toneladas de lenha, na BR 343 entroncamento com a PI 115, em Campo Maior, e outro carregado com 17,00m³ de madeira serrada, em Teresina. Nos dois casos em desacordo com a autorização de transporte emitida pelo órgão competente.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, a operação já vinha sendo realizada em sigilo pelas equipes da Semar e PRF. “Nossa equipe desenvolveu a ação até às 2h da manhã, apreendendo madeira ilegal, sem documentação que autorizasse o tipo de transporte. Parte da madeira apreendida foi levada para o Zoobotânico de Teresina e a outra ficou em depósito na cidade de Campo Maior”, ressalta.
“A gente fez um planejamento junto com a Semar para fiscalizar o transporte irregular de madeira, principalmente no Sul do estado. A lenha, muitas vezes, vem de desmatamento e essa operação visa preservar a natureza”, afirma o inspetor Raimundo Rameiro.
De acordo com a Semar, o transporte irregular de lenha recebe uma notificação de multa no valor de R$ 10.500. A empresa responsável pelo caminhão que transportava madeira serrada recebeu uma multa no valor de R$ 4.800,00.
Fonte: G1