As tropas da Polícia Militar e Exército Brasileiro que vão atuar no dia das eleições em todos os municípios do Piauí começaram a sair na manhã desta quinta-feira (2) de Teresina. Hoje, saíram 2.079 policiais militares para reforçar a segurança em 215 municípios e cerca de 360 soldados do Exército para trabalhar em 15 cidades. Essas tropas irão se juntar com o policiamento existente em cada uma das cidades e ao todo serão 4.244 policiais militares trabalhando na eleição.
Segundo o coronel Jaime Oliveira, coordenador da Operação Eleições, a PM vai trabalhar com três vertentes que são: capital, região metropolitana e interior. “Na capital são 277 policias que irão atuar em 204 locais de votação. Na região metropolitana, que são oito cidades (Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Pau D’Arco, Altos, União, José de Freitas e Lagoa Alegre), são 197 policiais em cinco zonas eleitorais. No interior, que são 215 municípios, são 2.079 policiais”, explicou o coronel.
A saída antecipada dos policias foi devido o acirramento da disputa eleitoral existente em algumas cidades do interior, principalmente em Guadalupe e Uruçuí. “O grande acirramento político levou a polícia a antecipar a sua saída. Ao chegar nas cidades os policias vão realizar um policiamento ostensivo, já no sábado eles vão para os locais de votação as 7h30 para receber as urnas e somente no domingo eles vão entregar a urna para o presidente da zona. Nesse dia o policial vai ficar a 100 metros do local de votação para que não tenha nenhum crime eleitoral”, disse.
Durante esse período de eleições os crimes comuns serão encaminhados para a Polícia Civil e os crimes eleitorais para o juiz eleitoral de cada zona. “Nosso objetivo é garantir de forma democrática as eleições dando direito ao cidadão de ir votar e exercer a sua democracia na escolha de governantes. Pensando nisso cada local de votação terá pelo menos um policial militar”, completou.
As cidades onde haverá reforço policiais do Exército Brasileiro são: Parnaíba, Ilha Grande, Pedro II, Milton Brandão, Domingos Mourão, Lagoas do São Francisco, Altos, Alto Longá, Joaquim Pires, Coivaras, Pau D’Arco, Cocal, Cocal dos Alves, Demerval Lobão e Lagoa do Piauí.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também aprovou o envio de força federal para 65 cidades do Piauí e os agentes devem chegar no sábado (4).
Fonte: G1