Litoral receberá o maior contingente durante o feriado de carnaval (Foto: Divulgação)

Polícia Militar deslocará mais de 500 homens para garantir a segurança dos foliões nas cidades piauienses de maior fluxo de visitantes. A operação de Carnaval deve iniciar por volta do dia 16 de fevereiro e terminar no dia 22, na quarta-feira de cinzas. O litoral piauiense receberá o maior contingente de policiais militares e bombeiros. O planejamento será discutido nesta quarta-feira (01/02).

As comemorações no período carnavalesco são, sem dúvida, uma das mais esperadas do ano para boa parte dos brasileiros. Contudo, para que a folia reine, alguns cuidados são indispensáveis, a exemplo da segurança. Para tanto, a Polícia Militar deslocará mais de 500 homens para garantir a segurança dos foliões nas cidades piauienses que recebem um maior número de pessoas nesta época. Ao todo serão 16 municípios assistidos pelos policiais da capital.

Segundo o coronel Jayme Oliveira, comandante do Policiamento Ostensivo no interior, haverá uma reunião na próxima quarta-feira (1º), na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), para definir as estratégias utilizadas pela PM durante a ocorrência das festas de Carnaval nestas cidades. Além de homens equipados com viatura e equipamentos de segurança, tais como armamentos e coletes à prova de balas, o Comando Geral da Polícia Militar destinará um helicóptero para fazer a ronda aérea.

“Estaremos reforçando a segurança nas cidades mais movimentadas do interior do Estado e para isso contaremos com o policiamento ostensivo, os serviços da Rone, do Ciptran, do Grupamento Aéreo, Policiamento Ambiental, entre outros”, enumera Jayme Oliveira. Ao passo que a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) reforçará a segurança em três outras cidades: Barras, Campo Maior e Luís Correia, nas entradas e saídas destes municípios. Desta guarnição serão enviados 42 homens, os quais serão divididos entre as cidades citadas.

De acordo com o coronel Raimundo Rodrigues de Sousa, comandante da Polícia Rodoviária Estadual, o efetivo da PRE se concentrará na abordagem dos veículos, orientando quanto à importância do não consumo de álcool enquanto o condutor estiver ao volante. “Um dos principais problemas que a Polícia enfrenta durante esse tipo de comemoração é justamente o uso excessivo do álcool, aliado ao excesso e velocidade. Porém, a lei seca está em vigor e todo condutor que for autuado será encaminhado para realizar o teste do bafômetro”, ressalta.