A Polícia Militar de Parnaíba está realizando um treinamento com novas armas que serão utilizadas pelos profissionais da segurança do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí. Segundo o tenente Roberto Pereira Pinto, da Força Tática, para Parnaíba são 247 pistolas PT 100 calibre Ponto 40. A instrução teórica acontece no auditório da Associação Comercial de Parnaíba, no Porto das Barcas.
O treinamento para manejo e técnica de tiro com novo armamento é uma ação para atualizar os policiais de forma a garantir maior eficiência e segurança tanto da sociedade quanto dos profissionais da segurança pública. O tenente Carlos Oliveira, coordenador das Relações Públicas do 2° Batalhão da Polícia Militar Major Osmar, as armas utilizadas pelos policiais são de calibre 38 e estão ultrapassadas, por isso se qualificam para atuar com o novo armamento de maior poder fogo.
Todo o efetivo do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí está passando por treinamento que deve durar quatro dias, pois são quatro turmas. A instrução tem como objetivo o manuseio correto pelos policiais que precisarem usar as armas em situações de uso diferenciado da força, de maneira segura para o policial e para a sociedade.