O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa prendeu o principal suspeito do assassinato do vereador Thiciano Ribeiro e de Penélope de Brito, ex-comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba. Francisco Fernando Castro, de 38 anos, ex-marido de Penélope, foi flagrado por câmeras de segurança momentos depois do crime.

As imagens mostram o guarda municipal deixando o estacionamento onde aconteceu a execução. Ele aparece escondendo a arma e saindo tranquilamente a pé logo após os disparos. Testemunhas relataram que ao menos cinco tiros foram ouvidos.

Segundo a investigação, Fernando já havia feito ameaças à ex-companheira e dizia que ela não poderia se relacionar com outra pessoa. No dia anterior à tragédia, ele chegou a cumprir expediente normalmente, o que surpreendeu colegas de trabalho.

O casal tinha ligação direta com a cidade de Parnaíba. Thiciano havia assumido vaga na Câmara Municipal em maio, após a morte do vereador Brunão. Penélope deixa um filho de apenas cinco anos.