Dentro de um processo de qualificação e descentralização do ensino foi realizada uma cerimônia militar de formação de cabos e sargentos na manhã desta quarta-feira (11) na sede da Academia de Polícia Militar do Piauí. Nesta fase de reativação da academia, 48 policiais militares subiram de patente, sendo 24 cabos e 24 sargentos. Segundo o tenente coronel Josué Cesário Sá Junior, comandante da Academia de Polícia Militar do Piauí, a iniciativa tem por fim a otimização de uma gestão estratégica através da valorização do contingente com a formação, tendo como resultado final a segurança pública.
No ato da solenidade de formatura, os policiais recém formados foram agraciados com a divisa que lhes garante a patente após três meses de curso que ultrapassam 600 horas. A iniciativa corresponde a uma maneira de proporcionar qualificação de carreira aos policiais militares de forma que reflita em melhores resultados para a segurança da regional de Parnaíba. Com a descentralização do ensino os alunos não precisam deixar o meio em que atuam, e nem suas famílias, para se capacitarem.
A formatura da 1ª turma de formação de cabos e sargentos da Academia de Polícia Militar do Piauí contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar, Gerardo Rebelo Filho, e de autoridades civis e militares. A solenidade marca um novo momento de valorização da polícia em Parnaíba.