Câmeras de segurança registraram o momento em que policiais militares do 27º Batalhão agrediram um jovem identificado como João Henrique, de 23 anos, durante uma abordagem na Rua Guaporé, no bairro Piauí, em Parnaíba. A gravação foi feita no sábado (12).

As imagens mostram que a vítima já estava rendida quando passou a ser agredida pelos policiais. Mesmo após retirar o capacete e a balaclava, um dos militares desferiu um soco no rosto do rapaz, que não oferecia resistência. Segundo testemunhas, o jovem foi imobilizado no chão e continuou sendo agredido, enquanto populares gritavam afirmando que ele era trabalhador.

De acordo com informações apuradas pela TV Costa Norte, João Henrique estava em um comércio local quitando algumas cervejas que havia pegado no dia anterior. Ele relatou que usava balaclava apenas para se proteger do sol, pois trabalha com o pai em uma borracharia na Avenida Dr. João Silva Filho.

Apesar das alegações do jovem e do que mostram as imagens, os policiais relataram que ele teria tentado fugir e reagido à abordagem, o que não é confirmado pelo vídeo. João Henrique foi levado à Central de Flagrantes e liberado horas depois, após o delegado do plantão verificar a ilegalidade da prisão.

Leia a nota oficial da PM-PI sobre o caso

“A Polícia Militar do Piauí informa que tomou conhecimento do caso e identificou os policiais envolvidos em uma abordagem registrada em vídeo e amplamente divulgado nas redes sociais. Os militares foram afastados do serviço externo até a conclusão dos procedimentos administrativos.

Foi instaurado procedimento pela Policia Militar para apurar os fatos, ouvir os envolvidos e reunir provas. Todas as providências legais estão sendo adotadas.

Reforçamos que a PMPI não compactua com desvios de conduta e atua com rigor na apuração de qualquer irregularidade.”