Políticos estão participando do Movimento Sanciona Dilma, na manhã dessa quinta (29) a favor de que a presidente Dilma Rousseff, sancione o projeto de divisão dos royalties do petróleo em ação realizada na Igreja São Benedito, no Centro, de Teresina. Participaram do Movimento o presidente da Assembleia Legislativa Themístocles Sampaio Filho, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Edvaldo Marques, os vereadores Teresa Brito, Ananias Carvalho, o vereador eleito Gilberto Paixão, o deputado estadual Cícero Magalhães, os vereadores Luiz Lobão, a vereadora Cida, o vereador Joninha, Antônio José Lira, Paulo Roberto, Bandeira, o deputado João de Deus, o secretário estadual das cidades Merlong Solano.
Os políticos falaram da importância desse manifesto para que a lei seja sancionada:
“O Estado do Rio de Janeiro não investe R$ 1 para que haja a retirada do pré-sal, quem investe é a União e por isso é um recurso do Brasil. É muito importante que seja sancionada essa lei para que tenhamos mais investimentos para o Estado do Piauí”, afirmou Themístocles Sampaio Filho.
“Nós entendemos que essa manifestação é para que tenhamos uma divisão dos royalties mais igualitária. Aqui na praça podemos falar diretamente com a mídia e com as pessoas. A importância maior é uma distribuição econômica que vaio atender todo país, e nós possamos que o Brasil é feto pelos 27 estados e queremos conclamar que a presidente Dilma sancione este projeto”, disse Edvaldo Marques.
“O dinheiro do pré-sal é um dinheiro do povo do brasileiro. O Piauí precisa muito desse investimento, principalmente na educação, a TV Meio Norte está de parabéns pela iniciativa”, declarou o deputado Edvaldo Gomes.
“Vai chegar mais recursos para os municípios, e assim beneficiando todos nós”, ressaltou o vereador Paulo Roberto.
A vereadora eleita Cida Santiago (PHS) afirmou que a população precisa está unida em busca do mesmo objetivo. “Para nós é um momento ímpar, a nação precisa está unida nesse momento, principalmente o Nordeste, é um bem que é da nação e precisa ser divida igualitariamente e esse movimento é para um bem maior do Nordeste, do Piauí e nós precisamos conseguir o que é nosso de direito”, declarou.
O vereador José Levino de Jesus (PRB) levantou a importância do movimento. “Nós vamos está mostrando para a presidente que nós enquanto nordestinos também somos brasileiros. O petróleo não é do Rio de Janeiro, mas sim da Confederação Brasileira e por isso deve ser dividido igualitário para todos”, pontuou.
“Essa é uma ação de fazer justiça social, a divisão dos royalties deve ser feita proporcionalmente a todos os municípios brasileiros, é uma riqueza nacional, esperamos que a presidente não aceite a chantagem dos outros Estados, mas sim beneficie todos os Estados da Federação. Ela foi colocada lá em peso pelos nordestinos e é o povo que mais precisa desses recursos. Eu penso que amanhã ela sancionará essa lei”, disse o vereador Luiz Lobão Castelo Branco (PMDB).
“Não podemos admitir que o Nordeste seja discriminado, nós temos que trabalhar unidos, esse tema não pode fugir do debate”, afirmou o deputado Estadual João Madson Nogueira.
“Eu quero acreditar que ela vai com certeza sancionar, é uma minoria que quer que esses recursos fiquem, em 1 ou 2 estados e é claro que os restante dos estados quer que ela sancione esse projeto, pois todos necessitam desses recursos”, disse Cícero Magalhães.
Vereador Ananias Carvalho (PV), “Essa luta vai chegar até a nossa presidente, pois esse é um recurso que todo o Estado precisa, e vamos lutar para que essa lei seja sancionada”.
O vereador eleito Gilberto Paixão (PT) disse que o Piauí necessita desse recurso. “O nosso Estado está entre os mais pobres do Brasil, e precisa dos recursos desse recurso, esse é um ato que toda comunidade cobra da presidente”.
O secretário estadual das cidades Merlong Solano, afirmou que o tempo de monarquia já acabou e vivemos em um novo tempo. “Essa manifestação coloca o Piauí entre os brasileiros que querem fazer valer os direitos da União, os cariocas tem que ser avisado que a monarquia já acabou hoje nós somos uma República Federativa, e esse trabalho de fazer uma divisão justa dos royalties do petróleo é um avanço”, pontuou.
“O Piauí está atento a preservação de todos SOS seus direito, um beneficio que é da União não pode ser utilizado somente por dois Estados”, disse a deputada estadual Margarete Coelho (PP).
“Nós acreditamos que os recursos vindos do pré-sal são recursos de todo Brasil e não somente de dois Estados como o Rio de Janeiro e Espírito Santo, não podemos admitir que apenas eles dois possam ficar com todos os recursos, nós precisamos avançar”, declarou o vereador Francisco Edvan da Silva (PTC),
“O Brasil, o Nordeste, o Piauí mostrar seu poder, as riquezas do Brasil deve ser divida para todos os Estados, se você não mostrar a cara quem vai perder é o País”, disse o vereador Antônio José Lira (DEM).
“É importante para mostrar que o Estado do Piauí precisa ser valorizado, no tocante ao nosso povo”, afirmou o vereador R. Silva (PP).
“O Piauí precisa de recursos, o país como um todo precisa da sanção da presidente, esse projeto que é de tanta importância”, declarou a vereadora Teresa Britto (PV).
O vereador Ricardo Bandeira (PSDC) falou da insatisfação do movimento realizado pelo Rio de Janeiro pedindo o “Veta Dilma”. “Estamos fazendo esse movimento para mostrar nossa insatisfação pelo movimento feito pelo Rio de Janeiro, o pré-sal é nosso e de todos os brasileiros”, finalizou.
“Vemos os outros Estados se mobilizando e nós do nordeste, principalmente o Piauí tem que se manifestar para que a presidente Dilma sancione”, disse o vereador Aluizio Sampaio (PDT).
“Precisamos fazer justiça social, a presidente precisa aprovar esse projeto, pois, não é justo que os recursos nacionais fiquem apenas nas mãos de poucos”, afirmou a vereadora eleita Teresinha Medeiros (PPS).
O vereador Joninha (PSDB) ressaltou os investimentos que serão levantados com os recursos vindos dos royalties do pré-sal. “O movimento é importante para que os recursos venham para o Piauí, para que possamos fazer bons investimentos, para que as pessoas não passem dificuldade, estamos aqui apelando que a presidente Dilma aprove esse projeto para que todos recebam a partilha. O mar é de todos, é de todos Brasil”, destacou.
“A Constituição Federal diz que o petróleo faz parte do mar, e o mar é um bem nacional, nós temos que lutar que esses recursos venham para o Piauí, e possamos investir na educação, saúde e segurança”, declarou o vereador Luís André (PPS).
“Queremos uma sociedade igualitária e pra isso acontecer à presidenta precisa sancionar essa lei, e o Piauí precisa desses recursos, não podemos permitir que apenas alguns estados fiquem com todas as riquezas”, disse o vereador Valdemir Virgino (PTC).
“Não resta dúvida que esse movimento vai fazer com que a presidente vote a favor dos royalties e assim o Nordeste, o Piauí seja valorizado, precisamos que a presidente faça com que o país avance”, afirmou a deputada estadual Liziê Coelho (PTB).
“Esse movimento é muito importante, nós temos o direito de pedir que os recursos nacionais sejam divididos igualitariamente”, pontuou a vereadora Rosaria Bezerra (PT).