Com a proximidade do carnaval, o Hemocentro Regional de Parnaíba iniciou a campanha para conseguir mais doações. A iniciativa se deve as necessidades no período, de pessoas hospitalizadas, e pela manutenção dos serviços já existentes como cirurgias. Diante de uma necessidade, o mecânico Francisco Evandro se sensibilizou e se tornou doador de sangue em favor dos necessitados. “Não precisa ter medo, é simples, é bom, sem falar que revitaliza, o sangue volta normalmente, não tem perigo a saúde, eu mesmo doou várias vezes, sou doador, é uma questão de se preocupar com o próximo”, incentivou Evandro.

 

As constantes campanhas realizadas pelo Hemocentro devido às baixas de estoques constantes. A utilização de sangue é diária e contínua, devido a diversas anemias crônicas, cirurgia de urgência, acidentes que causam hemorragias, tratamento de câncer e outras doenças graves. Não há existe nenhum substituto para o sangue, pois não se fabrica. Os hemocomponentes possuem validade curta, por exemplo. “Estar cobrindo essa falta nos períodos de festividades, embora tenham sido suspensas a gente precisa reforçar essa necessidade”, incentiva Rafaela Oliveira, coordenadora regional do Hemocentro de Parnaíba.

A doação de sangue é um gesto de solidariedade. Mesmo que você doador não tenha conhecimento, muitas vidas foram salvas com o seu gesto de amor. “A cada dia o número de requisições para bolsas de sangue aumenta e a quantidade de doadores do ano passado já não é mais o suficiente para suprir esse crescimento que acontece gradativamente ao logo dos meses”, esclareceu Rafaela.