O Complexo Arquitetônico e Turístico Porto das Barcas está passando por um processo de revitalização que vai promover profunda mudança na estrutura. O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado do Turismo, fez a intervenção que vai assegurar um ambiente de alto nível cultural e turístico.

O secretário Fábio Novo, com equipe técnica, fez uma rápida visitação para verificar detalhes derradeiros quanto à obra, na manhã desta terça-feira (18/02). No início do século XX foram construídos os grandes armazéns para estocar mercadorias como cera de carnaúba e babaçu para exportar para países da Europa. Em 1940, o mercado internacional entrou em crise, Parnaíba perdeu espaço e o Porto das Barcas acabou ficando sem utilização. Mas em breve retomará a distinção histórica que possui, pois a inauguração tem previsão para a última semana de março.

O Porto das Barcas já dispõe de estrutura para receber embarcações, bem como ganhará projetos de iluminação e sinalização, que valorize a arquitetura e a visitação turística. Inclusive, com acessibilidade a pessoas com limitações físicas. O Complexo Arquitetônico do Porto das Barcas revitalizado vai valorizar muito a região. O secretário Fábio Novo, estima que os proprietários de prédios ligados ao Porto das Barcas posam também ser reformados por seus donos. A obra foi dividida em três blocos: A, B e C, faltando finalizar o bloco C. O Porto das Barcas deverá ser um lugar encantador e agradável para passear, comprar e ter acesso à história e belezas da região.