Durante a solenidade doação de terreno pela Prefeitura de Teresina para o Governo do Estado para a construção do Porto Seco, o governador Wellington Dias (PT) anunciou que serão iniciadas em 60 dias as obras de conclusão do Porto de Luís Correia (345 km de Teresina).
“Em 60 dias vamos ter a retomada das obras do Porto de Luís Correia. Nós temos uma obra que ficou paralisada, judicializada e encontramos uma solução”, disse.
Wellington Dias declarou que o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, autorizou que o 2º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) para que os Governos Federal e Estadual possam ganhar tempo.
O 2º BEC poderá retomar as obras enquanto é realizado o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental.
“Nós temos agora as condições técnicas para a retomada do Porto de Luís Correia. A questão estava judicializada, o Tribunal de Contas da União (TCU) tinha sugerido a sua não continuidade, mas fizemos uma negociação junto ao Senado e conseguimos as condições para a retomada das obras, aproveitando os convênios já assinados”, falou Dias.
Wellington Dias afirmou que o Porto de Luís Correia vai ser direcionado para a pesca e como entreposto pesqueiro e como marina para o turismo de lazer.
O Porto de Luís Correia é construído em mar aberto e o canal de acesso possui extensão aproximada de 3,7 quilômetros, largura de 180 metros e profundidade de 10 metros.
O projeto do Governo do Estado e Governo Federal,prevê a conclusão do complexo portuário e sua expansão,com total de R$280 milhões,que está incluindo no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Fonte: Meio Norte