O prazo para que os beneficiários com a lei de anistia regularizem sua situação junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) segue aberto até o dia 30 de dezembro. Em todo o Piauí, cerca de 23.000 proprietários já deram entrada ao processo de remissão da dívida.
A projeção do Detran é que, com o início do pagamento do 13º salário, a procura pelo serviço aumente significativamente. “Esperamos que, com o reforço do 13º salário, os proprietários que ainda não vieram regularizar sua situação compareçam ao Detran. Mais uma vez alertamos para que os beneficiários não deixem para procurar pelo serviço nos últimos dias a fim de evitar filas e demora no atendimento”, esclarece Edilberto Borges, diretor de Registro e Licenciamento.
A Lei nº 6.104, que isenta todas as taxas do Detran, exceto as multas por infração de trânsito e seguro obrigatório, é válida para aqueles que possuem motos até 150 cilindradas e carros 1.0. Além disso, deve haver comprovação de renda mensal de até quatro salários mínimos.
Para ter acesso ao benefício, os proprietários devem realizar o pagamento do licenciamento referente ao ano de 2011 e, os que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 25%.
Na capital, o atendimento é realizado na sede do Detran, ao lado do Estádio Albertão, na zona Sul, e no Posto Francisca Trindade, no bairro Marquês, somente no turno da manhã, das 8h às 13 horas. No Posto Terra Querida e no Espaço Cidadania, ambos na Av. João XXIII, o serviço é oferecido nos turnos manhã e tarde. No interior do Estado, os interessados devem procurar a Ciretran de suas cidades.