A revisão preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Pré-Enem Seduc Live, chega à sexta edição com uma participação maciça dos estudantes piauienses e de outros estados empolgados com o fim das inscrições para o Enem 2020 e na expectativa para a divulgação das novas datas das provas. Os estudantes puderam acompanhar a transmissão pela TV Antares e nas plataformas do Canal Educação no YouTube e redes sociais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

A sexta revisão do Pré-Enem Live foi neste domingo (31), sendo realizada exclusivamente de forma on-line, seguindo as recomendações de isolamento social devido à pandemia da Covid-19. Foram ministradas aulas das disciplinas Física, com o professor Edílson Martins; Química, com o professor Antônio Jefferson; Redação, com a professora Patrícia Lima; e Linguagens, com o professor Newton Neto, participando pela primeira vez do projeto Pré-Enem Seduc Live.

 

“Agradeço pelo convite que me deixou orgulhoso e envaidecido. O Enem tem uma prova voltada para análise de percepção textual que ultrapassa a borda gramatical. Mas na verdade, em uma prova, o aluno não pode ficar limitado, ele tem que conhecer o prisma gramatical para que o texto tenha uma nota mil”, disse o professor Newton Neto.

 

Professor Newton Neto

 

Excepcionalmente, a apresentação do Pré-Enem Live foi realizada pela professora Hildalene Pinheiro, que apresentou a equipe de professores e trouxe uma novidade para os expectadores.

Professora Hildalene Pinheiro“Passada a expectativa da inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio, o estudante deve voltar-se ainda mais para a preparação para as provas. Este ano o Enem traz uma novidade que é a cartilha de correção da redação. Nela, o estudante pode analisar quais os pontos ou habilidades consideradas no ato da correção de sua prova pelo INEP, o que dá ainda mais transparência à prova de redação”, explicou a professora.

 

Professora Hildalene Pinheiro

 

O início da revisão também contou com a participação de ex-alunos de escolas públicas que fizeram do Pré-Enem Seduc um trampolim para suas aprovações em universidades, como é o caso do estudante de Direito da Uespi, campus de Floriano, Lucas Evangelista.

 

Estudante de Direito Lucas Evangelista

 

“Estudei todo meu Ensino Médio no Ceti Pedro Sá, em Oeiras. Com as aulas regulares da escola e o acompanhamento do Pré-Enem, consegui lograr êxito em minha jornada alcançando 960 pontos na redação. Foi muito bom, pois veio a somar. A mensagem que deixo é que a jornada pode ser árdua, mas os frutos são doces. Utilizem bem as ferramentas do Canal Educação e Pré-Enem e também estudem muito, pois o Enem não é um bicho de sete cabeças, é totalmente domável e todos os métodos como o ensino regular e o Pré-Enem estão ai para ajudar”, relatou o estudante.

 

Com muita interação durante a transmissão, os estudantes puderam tirar as dúvidas após as aulas dos professores no quadro Bora Papear. A revisão contou ainda com as dicas nos quadros Bora Louvar, que homenageia artistas, escritores, personalidades. No quadro Bora Ler, foram sugeridos os livros no intuito de incentivar a leitura de obras brasileiras e piauienses e o quadro Bora Ver Filme, contou com sugestões de filmes aos alunos.

 

Sexta edição do Pré-Enem Seduc Live

 

Para acompanhar as aulas, a equipe do Pré-Enem Seduc disponibiliza todo o conteúdo de forma digitalizada no site https://preenem.seduc.pi.gov.br/.

 

Fonte: CCom