Pessoas em situação de vulnerabilidade e que protagonizaram superação são reconhecidas pelo Prêmio Monique Santos, uma condecoração feita pela Fiocruz/Piauí. Na tarde de quarta-feira (10/05), na Universidade Federal do Piauí (UFDPar), foi realizada a 2ª edição da honraria. O Prêmio Monique Santos valoriza esforços e personalidade da comunidade. Segundo Elaine Nascimento, coordenadora-adjunta da Fiocruz-PI, a instituição recebe A Fiocruz/Piauí recebe indicações com o histórico de pessoas.
Uma das pessoas homenageadas, com o Prêmio Monique Santos, foi Paloma Silva, que se destacou pelo esforço pessoal de superação no âmbito familiar e social. Ela é mulher trans, é mãe, domestica e referência para sua família, além de estar no grupo de minorias quanto aos direitos sociais. A presidente da Subcomissão da Diversidade Sexual e de Gênero, a advogada Mayara Portela, e enfermeira Vânia Cristina também foram congratuladas com a honraria Monique Santos.
O prêmio Monique Santos tem por finalidade valorizar pessoas que trabalham em favor dos diretos sociais e com isso incentivar iniciativas de superação e solução.