Presidente do Marques Basto e líder da CMB, Mirócles Véras Neto, leva pautas da rede filantrópica ao novo ministro da Saúde
O presidente do Hospital Marques Basto e da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Mirócles Véras Neto, participou, nesta quarta-feira (26), de um encontro estratégico em Brasília com o novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Essa foi a primeira reunião entre os dois e serviu como espaço de articulação e diálogo para apresentar as principais demandas das entidades filantrópicas de saúde, que hoje são peça-chave no atendimento pelo SUS em todo o país.
Além de Mirócles, participaram da agenda institucional o vice-presidente da CMB, Flaviano Feu Ventorim; o deputado federal Antônio Brito, que preside a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas; Tereza Campos, presidente do Conselho Consultivo da CMB; Vinícius Linhares, presidente da FEMICE; Mário César Homsi Bernardes, diretor-geral da CMB; Monaliza Costa Santos, diretora jurídica e administrativa da entidade; e Hermes Sampaio, assessor do deputado Brito.
Do lado do Ministério da Saúde, estiveram presentes o secretário de Atenção Especializada, Mozart Júlio Tabosa Sales; o secretário adjunto Nilton Pereira Júnior; o diretor do Departamento de Regulação Assistencial e Controle (DRAC), Carlos Amílcar Salgado; e a chefe da Assessoria Parlamentar, Vivian Oliveira Mendes.
Entre os principais pontos da pauta, destaque para o debate sobre a regulamentação do Grupo de Trabalho que reúne representantes da CMB, CONASS, CONASEMS e do próprio Ministério; a liberação dos recursos previstos pela Lei nº 14.820/2024; e o convite formal para a participação do ministro no 33º Congresso da CMB, que acontecerá em Brasília, entre os dias 12 e 14 de agosto deste ano.
O encontro reforça o protagonismo da CMB na articulação com o Governo Federal e o compromisso da rede filantrópica com a qualificação do atendimento público de saúde.