Os professores Renato Santos e Adilson Farias foram os entrevistados da edição desta quinta-feira (28) do Jornal da Costa Norte. O tema central foram as comemorações por conta dos 50 anos da aula inaugural do curso de Administração da então Universidade Federal do Piauí, que foi o primeiro curso superior implantado na cidade de Parnaíba, na ocasião do dia 03 de março de 1969.
Na época, não exista o campus Ministro Reis Velloso e por isso as aulas aconteciam no Ginásio São Luís Gonzaga em sua sala que havia sido cedida pela Diocese para a Fundação Educacional de Parnaíba, entidade mantenedora antiga Faculdade de Administração do Piauí, como assim era chamada. A primeira turma começou com 23 alunos e ao fim contou com 13 formados.
A entrevista dos professores revelou um resgate histórico que contempla os três anos de construção do campus universitário. Em 1972, quando o prédio estava às vésperas de ser inaugurado, a primeira turma encerrava sua jornada acadêmica. “Foi uma honra ser aluno e depois tornar-me professor. Uma vitória para nós e para toda a sociedade parnaibana”, disse Adilson Farias.
O professor Renato Santos aproveitou o momento também para rememorar nomes de alguns ex-professores. “Muitos deles trabalharam totalmente de graça, pois nos primeiros dois anos a fundação não tinha recursos para pagar salários”, lembrou, ao citar os professores Cândido Athayde, Lauro de Andrade Correia, Israel Brother, Roberto Brother, Paes Landim, Francisco Cajubá, dentre outros.
Ainda durante a conversa com a apresentadora Carol Porto, foi falado sobre a programação especial por conta dos 50 anos da primeira turma. Uma solenidade está marcada para acontecer às 18h desta sexta-feira (01) no auditório oeste da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) em comemoração à data. Em seguida, haverá ainda a visita à placa de formatura em um dos blocos do campus.