O governador Wellington Dias visitou, na segunda-feira, as instalações da sede Piauí Conectado, localizado no bairro Basiliar, na zona Sul de Teresina, para averiguar o processo de implantação da rede de fibra ótica no estado. Inicialmente, cerca de 500 km de fibra chegarão a capital piauiense sina e aos municípios da região norte do Piauí.

O projeto é realizado por meio de Parceria Público -Privada (PPP) e viabilizará a oferta de internet de maior qualidade aos órgãos da administração pública estadual, aumentando a capacidade de atendimento às demandas dos cidadãos e prestando serviços com mais eficiência e celeridade.

Ao todo, serão 5 mil quilômetros de fibra ótica no estado. “O que tiver de melhor no Canadá, Estados Unidos e China, teremos nesse projeto do Piauí. Estamos falando de investimentos que vão gerar emprego e renda e colocar o Piauí como um estado moderno na área de comunicação. É um passo muito importante, pois não existe estado desenvolvido sem uma boa e eficiente comunicação”, disse o governador Wellington Dias.

Para a implantação da rede em quase todo o Piauí, estão sendo investido recursos de R$ 214 milhões. “Estamos esperando apenas que a ordem de serviço seja assinada para que a rede comece a ser construída no Piauí. O projeto se somará ao que temos hoje. Mais um cabeamento de fibra será estendido, para atender, prioritariamente, as unidades administrativas do Governo do Estado. São hospitais, escolas, delegacias, postos policias que precisam de conectividade com alta velocidade para prestar serviços de forma eficaz”, destacou o diretor da Agência de Tecnologia, Avelino Lopes.

Fonte: Meio Norte