Cerca de 200 crianças de três escolas públicas de Parnaíba participaram na noite dessa segunda-feira (27/10) da formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD. A solenidade aconteceu no Parnaíba Shopping e contou com a presença da coordenadora estadual do programa, a Major Elizete Lima, que agradeceu a essencial parceria com a Prefeitura Municipal de Parnaíba, através da Secretaria de Educação do município.
O PROERD é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por Policiais Militares devidamente selecionados e capacitados. E em Parnaíba o subtenente Olavo Sales (CIPTur) e o Soldado Márcio Rafael Silva (Ronda Cidadão) foram os escolhidos para estarem a frente do programa, que é desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante três meses, nas escolas para os alunos que estejam cursando o ensino fundamental.
Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. A solenidade de formatura ainda contou com a presença do Grupo de Escoteiros Raul Furtado Bacellar e de alguns Policiais Militares.
O programa
O PROERD é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um Policial Militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
O programa não invalida qualquer outro programa, trabalho ou atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação efetiva do empresariado constitui-se na sustentação econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela cada vez mais significativa das crianças e adolescentes, criando dessa forma uma rede protetiva crescente contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como, contra as atitudes que geram violência.
Por Kairo Amaral