Professores com título de doutor, aposentados, pesquisadores com produção científica relevante nos setores aeronáutico, espacial, defesa e outros de cunho estratégico nacional, podem se candidatar ao programa Professor Visitante Sênior, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
Para orientar os candidatos à bolsa, o ITA relaciona no edital as áreas do conhecimento objeto do programa, reunidas em oito grupos temáticos, entre as quais, aerodinâmica, energia, transporte aéreo, software embarcado, física dos plasmas, educação em engenharia. A bolsa do Professor Visitante Sênior é de R$ 8.905,42, concedida no período de dois anos, prorrogável por mais 12 meses. No total serão concedidas 28 bolsas, além de passagens aéreas entre o local de residência do professor e a instituição onde desenvolverá o projeto.
Além de comprovar os títulos exigidos, na inscrição o professor deverá apresentar um plano de trabalho com objetivos, metas e resultados esperados; descrição das atividades que serão desenvolvidas, onde incluirá aulas, palestras, orientação de iniciação científica, dissertações ou teses; cronograma de execução; indicação de resultados.
O programa tem quatro chamadas, sendo duas em 2014 e duas em 2015. A primeira chamada deste ano recebe inscrições até 22 de agosto; o resultado da seleção será divulgado em 13 de outubro, e o início da bolsa em 11 de novembro. O segundo período de inscrição de 2014 se estende até 22 de novembro. Em 2015, as chamadas serão até 18 de fevereiro; e até 19 de maio, conforme o Edital nº 48/2014.
Fonte: Portal do Mec