O governo do estado já disponibilizou R$ 150 milhões para o pagamento do abono do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Mais de 24 mil profissionais da educação terão direito a receber a gratificação.

A governadora Regina Sousa (PT) confirmou que fará o pagamento nesta quinta-feira (29) ação para a qual o governo disponibilizou R$ 150 milhões.

Terão direito ao considerado o 14º salário os profissionais da educação (professores, técnico da administração e funcionários de serviços gerais) da ativa, substitutos e que estejam trabalhando em escolas que englobam a rede da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC).

Quem tem direito ao abono: 

Todos os trabalhadores ativos, substitutos da educação que estejam trabalhando na rede da Seduc ou nas escolas (Existência de vínculo ativo, efetivo ou temporário, com a Secretaria de Estado da Educação).

Localização e exercício das atividades próprias de seu cargo, função ou contrato em unidades de ensino da rede pública estadual;

Quem não tem direito:

Aposentados e pensionistas;
Professores com faltas injustificadas e de licenças sem vencimentos;
Professor que se afastou para ser candidato nas eleições;
Professor que está com penalidade disciplinar prevista no regime jurídico único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Piauí;
Professor preso com sentença transitada em julgado