Pela primeira vez no estado do Piauí, profissionais que lidam cotidianamente com situações de risco quanto aos resgates em acidentes automobilísticos, estão participando do 1º Curso de Resgate Veicular que envolve conhecimentos teóricos e práticos. As instruções tiveram início na manhã desta segunda-feira e seguirão até o dia 06 do corrente mês.
O curso é uma parceria entre o comando geral do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Parnaíba e visa, reduzir o tempo de resgate das vítimas de acidentes automobilísticos e, consequentemente aumentar suas chances de sobrevivência.
De acordo com o Coordenador de Socorristas e Frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município de Parnaíba, Dinavan Lima, o curso tem grande relevância para os profissionais que trabalham com resgate, principalmente pelo fato de que, segundo o Ministério da Saúde, o país está em um período com elevado número de acidentes automobilísticos.
O major do Corpo de Bombeiros e comandante do Batalhão em Parnaíba, Rivelino Moura, que é idealizador do curso, ressaltou a parceria entre o comando do Corpo de Bombeiros e o prefeito de Parnaíba para viabilizar a capacitação.
Segundo ele, além dos militares do Corpo de Bombeiros de Piauí e dos socorristas do SAMU, três tenentes do Corpo de Bombeiros do estado do Maranhão, dois oficiais que estão contribuindo com as orientações do curso.
Conforme ressaltou o Major Wellington Reis, que pertence ao Corpo de Bombeiros do estado do Maranhão, o comando disponibilizou três militares para fazer parte do curso para aprender a lidar com situações de risco.