A Superintendência de Cultura de Parnaíba juntamente com o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba – IHGGP, convidam Vossa Senhoria para solenidades em celebração ao dia 11 de junho, data em que, conforme Lei Municipal nº 2.581, de 13 de agosto de 2010, instituiu entre outras datas, o dia 11 de junho de 1711 como data de criação da Vila de Nossa Senhora de Montserrathe, onde hoje se constitui a cidade de Parnaíba.
A Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Cultura, e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP) têm uma programação conjunta para lembrar uma das datas magnas do município de Parnaíba, o 11 de junho, que marcará os 303 anos de criação da Villa de Nossa Senhora de Montserrat, núcleo origem da cidade de Parnaíba.
Atendendo a demanda de historiadores e memorialistas de Parnaíba, foram instituídas em 2010, por lei municipal, as três datas magnas de Parnaíba, às quais passaram a ser lembradas anualmente. São elas: 11 de junho de 1711, dia em que foi criada a Vila Nova da Parnaíba (Vila Nossa Senhora de Monteserrathe da Parnahyba); 18 de agosto de 1762, data da criação da Vila de São João da Parnahyba; e 14 de agosto de 1844, elevação da vila à categoria de cidade. A lei resultou de um projeto do prefeito de então, José Hamilton Castelo Branco, aprovado pela Câmara Municipal.
Veja a programação alusiva aos 303 anos de criação da Villa Nova da Parnahyba (Vila de Nossa Senhora de Montserrathe), data comemorativa mais remota de Parnaíba:
DIA 11 DE JUNHO DE 2014
07h30min – Te Deum alusivo aos 303 Anos da Fundação da
Villa Nova da Parnahyba (Vila de Nossa Senhora de Montserrathe).
Local: Catedral de Nossa Senhora da Graça.
08h00 – Visitação a Ermida de Nossa Senhora de Montserrathe, Momento Solene e
Concerto com a Banda Municipal Simplício Dias da Silva.
Local: Rua Duque de Caxias, Centro Histórico.
08h30min – Visitação ao Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba – IHGGP. Local: Antigo Sobrado Dona Auta, Rua Duque de Caxias, Centro Histórico.
18h30min – Diálogo Cultural: “Parnaíba 303 Anos de História”, mediado pelo historiador
Diderot Mavignier. Teatro do SESC Avenida, Centro.
19h30min – Peça Teatral: “Mandu – O Índio Guerreiro”. Uma produção Coletivo Cabaça patrocinada pelo Edital Municipal de Incentivo à Cultura.
Local: Teatro do SESC Avenida, Centro. Entrada gratuita.
Fonte: a24horas