A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (9), em 1ª votação, o projeto de lei oriundo do Poder Executivo, que “cria novos cargos efetivos no quadro de cargos e funções de carreira no município e aumenta o quantitativo de vagas de cargos efetivos existentes”.
De acordo com o vereador Ronaldo Prado, com este projeto o prefeito Florentino Neto está criando os novos cargos para poder realizar, conforme já anunciou, concurso público para o seu preenchimento.
O Projeto propõe ainda alterações para a supervisão escolar e a criação de funções comissionadas técnicas na Secretaria de Saúde, bem como cargos comissionados vinculados à administração escolar.
Foram criados cargos para médicos, enfermeiros, educador físico, assistente social, cozinheira/ merendeira, cirurgião dentista, zelador, motorista, dentre outros. Algumas dessas categorias passarão por testes seletivos, que devem ocorrer ainda este mês ou no próximo, segundo adiantou o vereador Gustavo Lima.
Os vereadores Antônio Cardoso e Antônio Diniz elogiaram a atitude do prefeito, citando que o concurso deve ocorrer no inico do segundo semestre, inclusive para formação também de um cadastro de reserva.
Acervo de Humberto de Campos
Além da leitura de alguns requerimentos, na sessão desta terça feira, o secretário da Mesa Diretora, vereador Gustavo Lima, leu também um ofícío enviado pelo presidente da Academia Parnaibana de Letras, Pádua Santos, à presidente da Casa, Neta Castelo Branco, dizendo de sua disposição em transferir para a Casa Grande Grande de Simplício Dias todo o acervo adquirido pelo município e que era do escritor Humberto de Campos, cujos objetos ocupam, desde 2010, duas salas da APAL. Segundo o ofício, o assunto já é do conhecimento do prefeito que deu parecer positivo. Pádua Santos fez um apelo aos vereadores que se empenhem, como fiscais dos bens públicos, para que a transferência do acervo seja feito o mais breve possível. Segundo Pádua, o IPHAN estaria colocando empecilhos.
Diretores da Eletrobrás
O outro assunto do qual também se ocuparam os vereadores na sessão de ontem foram as explicações do Gerente do Departamento Regional Norte da Eletrobrás Piauí, Bernardo Teles, que, acompanhado do também diretor da empresa, Antônio Rabelo, apresentou suas justificativas sobre o apagão do dia 11 de fevereiro, período de carnaval, que deixou sem energia elétrica, por mais de 12 horas, Parnaíba e região.
O assunto motivou uma audiência Pública dia 26 de março, requerida pelo vereador Carlson Pessoa, à qual nenhum representante da Eletrobrás compareceu, embora a gerência local da empresa tenha apresentado suas alegações após a audiência, pedindo para se manifestar depois.
O gerente Bernardo Teles aproveitou para falar também dos investimentos que estão sendo feitos pela Eletrobrás na região, tendo respondido ainda alguns questionamentos dos vereadores.