O Ministério da Educação (MEC) liberou na semana passada dinheiro para quitar as dívidas com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) referentes ao ano de 2014. De acordo com a pasta, foram liberados R$ 200 milhões para instituições privadas que estão oferecendo vaga ao programa.
O Mec garante que agora não haverá mais atrasos no programa e informou que o repasse será para 25 escolas particulares no Piauí.
Segundo a pasta, os procedimentos de pagamentos estão em tramitação, o que significa que as instituições não necessariamente receberam a quantia e que poderá demorar mais alguns dias para o pagamento.
Enquanto isso, as instituições particulares têm recorrido a empréstimos para poder arcar com as contas.
O diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, Solón Caldas, disse que as escolas estão passando por uma situação complicada sem esses repasses, principalmente as pequenas e que havia atrasos referentes aos meses de novembro, dezembro e janeiro.
O Mec, normalmente, paga valores até 45 dias após o mês letivo. A próxima previsão é de que um novo pagamento seja feito até 15 de abril. O Mec liberou em fevereiro R$ 119 milhões para pagar as mensalidades dessas instituições privadas, mas o valor não foi suficiente para cobrir o déficit.
Nos dois primeiros meses do ano, os gastos com o Pronatec foram 58% menores que o mesmo período em 2014. O governo não definiu quantas novas vagas serão oferecidas neste ano. Previsto para maio, o começo das aulas foram adiados para junho.
Fonte: 180graus