De janeiro a outubro deste ano ocorreram 13.053 queimadas no Piauí, o que representou um aumento de 54% em relação ao mesmo período do ano passado, divulgou o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Fogo na mata, nas margens da rodovia BR 343 no Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, destruiu cerca de 5 hectares de floresta na quarta-feira.
O sargento Deusivan, do Corpo de Bombeiros, afirmou que o combate as chamas já durou mais de duas horas. Ele declarou que as chamas já foram controladas, mas a equipe continua jogando água, para evitar que novos focos de incêndio reapareçam.
A fumaça branca e as cinzas do incêndio estão atrapalhando a visão dos motoristas que passam pela rodovia BR 343, que liga a zona Leste com a zona Sul de Teresina.
O incêndio de grandes proporções começou por volta das 10h, nas proximidades do Terminal de Petróleo e assustou , na Zona Sudeste de Teresina, assustou condutores de carros e motocicletas quem passavam pela BR-343.
Por conta do fogo e da fumaça, o trânsito na via ficou complicado.
O Corpo de Bombeiros teve trabalho para conter as chamas e segundo os militares, foi necessário abastecer o carro por duas vezes. Somente duas horas e meia depois, por volta das 12h30, foi que os bombeiros conseguiram controlar as chamas.
O local onde o incêndio ocorreu fica a cerca de 200 metros do Terminal de Petróleo de Teresina e a brigada que atendeu ao chamado estima que uma área de aproximadamente 300 metros foi queimada.
A vegetação seca do local contribuiu para que o fogo se alastrasse de forma mais rápida. Conforme o Corpo de Bombeiros, o incêndio pode ter sido provocado por alguma bagana de cigarro.
No dia 31 de agosto deste ano, a área seca do outro lado da BR-343 atingiu uma área de vegetação seca de mais de 300 metros. No dia da ocorrência, o Corpo de Bombeiros disse que o fogo se alastrou por conta dos fortes ventos e as chamas tomaram grandes proporções, chegando a tocar os fios de alta tensão.
Fonte: Meio Norte