Na tarde deste sábado (29), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o secretário estadual da Saúde, Antônio Luís, inauguraram a reforma das enfermarias ortopédicas do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. A obra recebeu um investimento de R$ 2 milhões e faz parte de um projeto maior de ampliação das instalações da unidade de saúde.

Com a conclusão desta etapa, o HEDA passa a contar com 39 leitos de enfermarias ortopédicas equipados com camas elétricas, um leito de isolamento e banheiros acessíveis.

O hospital também dispõe de ambientes de apoio, posto de enfermagem, recepção e uma sala de plantão para os médicos.

A reforma visa proporcionar um atendimento de maior qualidade e conforto aos pacientes da região.

Maior obra de saúde pública

“Hoje estamos inaugurando uma parte dessa ampliação, e a outra, que está a todo vapor com previsão de entrega até o final do ano que vem, é a maior obra de saúde pública da história de Parnaíba dos últimos 50 anos”, anunciou Fonteles.

Ao todo, o investimento no HEDA será de R$ 48 milhões, abrangendo não apenas a ampliação de leitos, mas também a construção de uma nova maternidade, com UTI Neonatal e centro cirúrgico obstétrico.

“Já demos início também à ampliação para separar o hospital geral da parte materno-infantil, que vai ficar aqui no fundo do HEDA”, explicou o secretário da Saúde, Antônio Luís.

Além disso, o secretário anunciou a criação de uma central de diagnóstico, que será inaugurada no próximo mês e ficará nas proximidades do HEDA.

“A central permitirá que os pacientes realizem exames como tomografia, mamografia, ultrassom, raio-X e exames laboratoriais sem a necessidade de deslocamento para outros hospitais”, informou Antônio Luís.

Por fim, o secretário também confirmou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ao lado do Hospital Colônia de Carpina, prevista para ser concluída até o início de 2025.

“Estamos já com um projeto feito para construir, até o começo do ano que vem, uma UPA ao lado do Hospital Colônia de Carpina”, concluiu.