Rafael Fonteles lidera avaliação de Governadores no Brasil, segundo Pesquisa Atlas Intel
O Governador Rafael Fonteles se destaca como o líder estadual com a melhor avaliação no Brasil, segundo uma pesquisa recente divulgada pelo Atlas Intel BR, parte do ranking Atlas Político. Essa pesquisa, publicada neste fim de semana no perfil oficial do Atlas Intel BR no X (antigo Twitter), aponta que Fonteles, à frente do Piauí, compartilha a liderança com Ronaldo Caiado (UB-GO), ambos com 54% de aprovação. Em seguida, aparecem Tarcísio de Freitas (REP-SP) com 50%, Hélder Barbalho (MDB-PA) com 45% e Mauro Mendes (UB-MT) com 43%.
No extremo oposto, figurando entre as gestões estaduais menos aprovadas, Cláudio Castro (PL-RJ) tem apenas 10% de aprovação, enquanto 45% dos entrevistados consideram seu governo ruim ou péssimo. Também com avaliações desfavoráveis estão Marcos Rocha (UB-RO) com 14%, Raquel Lyra (PSDB-PE) com 14%, Eduardo Leite (PSDB-RS) com 16% e Wilson Lima (UB-AM) com 17%.
Quanto à taxa de aprovação, Rafael Fonteles subiu dez posições em relação ao levantamento anterior, feito em 2023, alcançando o segundo lugar nacional, com 68% de aprovação, logo atrás de Ronaldo Caiado, que lidera com 75%. Outros governadores bem avaliados incluem Mauro Mendes (UB-MT) com 64%, Jorginho Melo (PL-SC) com 60% e João Azevedo (PSB-PB) com 59%.
Em uma publicação no X, Fonteles agradeceu o reconhecimento, destacando a honra de ser o governador com o melhor índice de ótimo/bom do Brasil. Ele reforçou seu compromisso de continuar trabalhando com dedicação para o desenvolvimento do Piauí, destacando que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito, e que o trabalho continuará em parceria com a população.
A pesquisa do Atlas Intel foi conduzida entre 15 de julho e 4 de agosto de 2024. Embora a metodologia específica não tenha sido divulgada, a plataforma Atlas Político, onde o levantamento foi publicado, se apresenta como uma ferramenta de transparência que visa capacitar os cidadãos a exigir responsabilidade dos seus representantes políticos.