Cinco grupos culturais foram responsáveis por um verdadeiro espetáculo de cores, coreografia e emoção. Estes participaram da acirrada disputa na final da categoria Quadrilha Junina Adulto do XIII Arraial de São João da Parnaíba, que aconteceu na noite desta quinta-feira na praça Mandu Ladino, mais conhecida como Quadrilhódromo.

O grupo Espalha Brasa foi o primeiro da noite a mostrar a importância das festas de São João e o empenho de várias pessoas na composição de toda uma produção para apresentar para o público uma bela festa.

Os brincantes levaram para a pista de dança do arraial, fortes traços da cultura regional.

Outra belíssima apresentação ficou por conta da Quadrilha Junina Sanfona de Prata, que em tom romântico levou para o público um grande show que teve como tema “O Romance do Sol e da Lua”. Em 2012, o grupo ficou entre os melhores do São João da Parnaíba e, em 2013, o resultado não foi diferente, e garantiram o 4º lugar entre os concorrentes.

O terceiro grupo a se apresentar trata-se da tradicional, Balança Mas Não Cai, que surpreendeu em sua última apresentação do São João da Parnaíba. A quadrilha emocionou o público com encenações de fé do povo nordestino. Um dos momentos marcantes buscou representar uma procissão com a imagem de Nossa Senhora acompanhada pelos religiosos do sertão.

A quadrilha junina Rei do Cangaço com o tema “O Fantástico Mundo de São João”, ressaltou a importância das festas juninas para o povo nordestino. O grupo iniciou com o casamento caipira e seguiu apresentando aspectos importantes da cultura popular.

Para finalizar a noite de apresentações, a quadrilha Lumiar com o tema “Os donos da festa”, brilharam na pista de dança da Praça Mandu Ladino, onde trouxe em seu enredo, a encenação dos meses de festa de santos importantes, de março à junho, que buscou ressaltar a história do homem do campo, a tradição do casamento e a riqueza das festas juninas.

Após apresentações, representantes da Superintendência Municipal de Cultura reuniram-se para a apuração das notas que foi divulgada durante o show da Banda Estação do Forró. O grupo cultural vitorioso foi Rei do Cangaço, seguido da quadrilha Balança Mas não Cai, e na terceira colocação, o grupo cultural Lumiar. De acordo com Helder Souza a disputa entre os grupos foi acirrada.

O coordenador do Grupo Rei do Cangaço disse que a conquista foi resultado de um trabalho de vários meses, onde a quadrilha procurou se aperfeiçoar para mostrar o melhor para o público.

A representante do grupo Balança mas não cai disse que com fé é possível que haja conquista e o resultado foi demonstração de um grande esforço de todos que compõe a quadrilha.

A Quadrilha Rei do Cangaço volta à pista Mandu ladino neste sábado, onde os grupos campeões voltam a se apresentar no XIII Arraial de São João da Parnaíba.