Resiliência como aptidão para a vida é tema de palestra da Fundação 14 de Agosto
O autodesenvolvimento e autoconhecimento são conquistas do próprio indivíduo que busca a melhoria contínua. Pensando nisso, a Fundação 14 de Agosto, mantenedora da TV e Portal Costa Norte, realizou uma palestra intitulada “Se Avexe Não!”, com a professora especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Filomena Santos, coordenadora de Projetos Especiais e Ações Pedagógicas da Fundação 14 de Agosto, na noite de quarta-feira (13/12), no SESC Caixeiral. Na oportunidade foram arrecadados alimentos não perecíveis que foram destinados a “Casa das Samaritanas”, entidade beneficente, instalada no bairro Piauí, que cuida de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Com uma abordagem bem nordestina, Filó Santos tratou da competência em lidar com as adversidades da vida, através da resiliência, procurado exercitar o olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. Evidenciou-se a capacidade de o ser humano de sobreviver a um trauma, não somente pela resistência física; mas pela visão positiva para se reconstruir. O público se identificou com a proposta.
A transferência do foco do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano assegura bons resultados através do Conhecimento, Habilidade e Atitude, como defendeu a palestrante: “Tome CHA!”. A tônica é não ter pressa, mas focar no autodesenvolvimento. SE AVEXE NÃO, instigou Filó ao focar no desenvolvimento humano com foco na resiliência.
Por Daniel Santos