Na tarde desta terça-feira (22) a Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Administração, reuniu no auditório da Secretaria de Educação diretoras e diretores das escolas municipais para finalizar a etapa de explicações e sanar dúvidas quanto à modernização da vigilância patrimonial pela qual passam as unidades educacionais.
A explicação do projeto foi feito pelo capitão Heleno Maia, especialista em planejamento de segurança com 30 anos de experiência em várias cidades brasileiras, que apresentou as estatísticas levantadas por sua equipe que mostram a fragilidade do modelo que vinha sendo executado anteriormente. “É de conhecimento geral de quem trabalha no setor de segurança que a presença de um vigia desarmado não inibe a ação de vândalos, atuando na maioria dos casos como alarmes humanos, uma vez que há a preocupação do município e dele com sua própria segurança”, revelou.
No próximo dia 25, a Prefeitura de Parnaíba abrirá edital para a aquisição de equipamentos modernos de segurança para serem implantados nos 170 prédios de responsabilidade do Município. “As escolas, em especial, receberão cerca elétrica no seu entorno, câmeras de filmagem, alarmes sonoros e sensores de movimento nos setores sensíveis da escola onde são guardadas a merenda e os equipamentos de informática, além de laboratórios e secretaria. Tudo será monitorado 24 horas por dia sendo que além de acionar o 190 da PM, contará com equipe própria de prontidão que batizamos de Ronda, composta por vigilantes efetivos da prefeitura, em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar”, explicou Heleno Maia.
O chefe da Vigilância Patrimonial, ex-delegado da Polícia Federal Francisco Mendes, informou que para este trabalho o prefeito Florentino Neto autorizou a ampliação da frota da Guarda Municipal e a realização de concurso para a mesma, além do trabalho em conjunto com a Polícia Militar, através da Operação Delegada, onde a Prefeitura de Parnaíba vai pagar o efetivo da PM que está de folga para estar presente nas ações de segurança da população e dos prédios públicos do município.
“Diariamente estaremos colocando 20 homens da PM a mais nas ruas para garantir tranquilidade a todos, e juntar-se ao efetivo da prefeitura que já está fazendo o Ronda durante toda a madrugada. Temos dez equipes, incluindo os supervisores, que revezam a vigilância em dias alternados”, afirmou o ex-delegado Francisco Mendes.
Conforme explicou o Superintendente de Administração, Christian Amorim, as escolas continuam tendo vigias normalmente no período diurno, assim como na parte da noite nas unidades que têm atividades neste período.
Fonte: PMP