Escorpiões são um perigo no ambiente doméstico, especialmente neste período de reprodução que acontece no início do segundo semestre do ano. O escorpião-amarelo é o mais comum e se adapta muito bem ao meio urbano e ao ser humano; por isso há maior risco de infestação deste tipo de animal peçonhento.

Os escorpiões gostam de ambientes domésticos, é importante manter quintais e jardins limpos. Eles gostam também de roupas expostas, encostadas nas paredes, ou jogadas ao chão. Locais com presença de baratas também são favoritos dos escorpiões em região urbana.

Capturar escorpiões requer cuidados para não sofrer a picada, que pode levar a morte, em alguns casos. Escorpiões são animais são noturnos, alimentam-se à noite e escodem-se em lugares escuros. Portanto, limpeza e cautela são essenciais. O engenheiro agrônomo, Juarez Fontenele, recomenda a ter cautela com os escorpiões, pois eles ficam imóveis, parecem estar mortos e reagem ao se sentirem ameaçados. Informa que é bom dispor de uma pinça grande para pegar o animal e colocar em um recipiente de vidro, e principalmente buscar serviço especializado.