Parnaíba agora conta com policiamento comunitário. Na manhã desta sexta-feira (28), foi inaugurada a sede do Ronda Cidadão, um programa em que a Polícia Militar está mais perto da comunidade, fazendo um trabalho de prevenção com o apoio da população. Em Parnaíba, a sede do programa está localizada na Avenida Dr. João Silva Filho, no prédio do antigo PPO do bairro Piauí.
Estiverma presentes o governador do Estado, Wilson Martins, o vice-governador Moraes Souza Filho, a deputada estadual Juliana Moraes Souza, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Temístocles Filho, o secretário de segurança do estado, deputado Robert Rios, o coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento, Mirócles Veras, dentre outras autoridades e representantes da comunidade.
Em seu discurso, Wilson Martins disse que o projeto iniciado em seu governo tem sido fundamental para aumentar a segurança no estado. “Universalizamos o Ronda Cidadão em Teresina, instalamos em Picos e agora instalamos aqui em Parnaíba. o Ronda cidadão tem sido fundamental, não só para dar a sensação de segurança, mas para efetivamente aumentar a segurança pública do Piauí.”
Quinze políciais militares foram capacitados para que o relacionamento entre a polícia e a comunidade fique mais próximo. O efetivo da PM terá duas viaturas equipadas para agilizar o atendimento das ocorrências no Bairro Piauí e bairro Frei Higino. “Os telefones serão divulgados para a comunidade. Iremos de casa em casa. Faremos reuniões com as associações, a polícia vai estar mais perto do povo.” Disse o capitão Palhano.
Além do Ronda Cidadão, Parnaíba conta também com o Guardião Eletrônico. Onze câmeras foram instaladas para monitorar a cidade 24 horas. A central de monitoramento fica na sede do Ronda Cidadão, no bairro Piauí. Futuramente outros bairros da cidade serão contemplados com a instalação desses programas de segurança.