Os fenômenos naturais são inevitáveis. E é por causa da imprevisibilidade da natureza que muitos temem eventos atmosféricos. Os raios são um exemplo de fenômeno temido por muita gente, e cada um tem um jeito de se proteger deles. Tem gente que cobre os espelhos, outros desligam os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas. Há até quem apaga as lâmpadas de casa por acreditar que os raios são atraídos pela luz. 

 

Mas a verdade é que não há nada que possa ser feito para evitar a queda de um raio. Isto porque trata-se de um fenômeno da natureza. Os aparelhos eletrônicos não “atraem” essas descargas elétricas, como muitos contam por aí. Foi o que afirmou o professor parnaibano Kristian Pessoa. Ele é engenheiro elétrico e concedeu entrevista ao Portal Costa Norte. “Se o raio vir a cair na rede elétrica ou na própria residência, dependendo de onde ele cair, realmente ele vai danificar vários equipamentos eletrônicos da residência, vai constituir um prejuízo muito grande. Mas espelhos, lâmpadas e demais aparelhos não atraem essas descargas.”, falou.

 

Professor Kristian Pessoa sendo entrevistado na unidade do Instituto Federal do Piauí em Parnaíba.

 

Dispositivos de baixo custo disponíveis no mercado podem amenizar prejuízos durante uma eventual queda de raio, e ainda contribuem para evitar que aparelhos eletrônicos sejam danificados. É o caso dos dispositivos de proteção contra surtos (DPS). Kristian explicou como funciona esse tipo de proteção quando instalada na rede elétrica de uma residência. “Para proteger equipamentos eletrônicos na residência, nas instalações prediais, é usado o DPS, que é uma espécie de disjuntor que é instalado por profissionais habilitados, e esse equipamento de proteção tem o objetivo de proteger equipamentos eletrônicos da residência. Ele é um pouco mais caro que um disjuntor comum, que tem a função de proteger contra curtos-circuitos. Mas para raios e descargas atmosféricas é o DPS.”, disse. 

 

Kristian revelou que o equipamento pode ser achado por preços abaixo de R$ 100,00 reais

 

Mas não é só em casa que é preciso ter cuidado com a imprevisibilidade atmosférica. Quando se está fora dela é necessário estar ainda mais atento. Caminhar pela rua ou permanecer em praias enquanto chove pode ser arriscado. “Evitar estar debaixo de árvores, evitar ficar debaixo de barracas de praia, em locais que sejam muito abertos como praias. É aconselhável que você saia do ambiente da praia, principalmente se estiver no mar, onde a água é salgada, o que facilita a condução de energia elétrica. Se um raio cair no mar, ele pode matar muitas pessoas. Mas em uma área urbana durante a chuva é sempre bom estar abrigado embaixo de coberturas de casas ou estabelecimentos comerciais.” , orientou Kristian.