Conseguir uma oportunidade de emprego não é uma tarefa fácil, principalmente para quem está em início de carreira. As oportunidades são limitadas devido ao alto volume de procura por trabalho. Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que em 2020 a procura por emprego no Brasil atingiu o maior nível. Até o final do mês de agosto daquele ano, mais 1,1 milhão de brasileiros passaram a procurar vagas. 

 

E é para facilitar o ingresso de mais pessoas no mercado de trabalho e promover acessibilidade, que o Instituto Euvaldo Lodi tem empregado esforços. É o que explicou a gerente de educação responsável pelo programa de estágio, Alexandra Moraes Souza. “O IEL, ele é responsável por fazer essa integração entre as instituições de ensino, as empresas e os alunos. Assim, ele vai contribuir para o desenvolvimento industrial e a formação dos estudantes”, falou.

 

 Alexandra Moraes Souza, Gerente de educação – IEL

 

Um primeiro contato com o ambiente profissional é muito importante para o desenvolvimento de quem pretende ter sucesso na carreira. A estudante de administração, Glória Carvalho,  foi selecionada através do IEL para estagiar em uma papelaria na cidade de Parnaíba. Ela conversou com a equipe da TV Costa Norte sobre sua felicidade por ter sido escolhida. “Pra mim foi uma surpresa, eu não esperava, mas estava com uma grande expectativa de poder iniciar agora em 2021 algum estágio, porque estava precisando entrar mais nessa área de atuação e pra mim foi ótimo.”, disse. 

 

Além de liberdade financeira, o contato com outros profissionais que trabalham no local traz aprendizados todos os dias. Glória relatou sobre o que mudou em sua vida após o ingresso no mercado de trabalho. “Essa é a minha primeira oportunidade de estágio, foi através do IEL, e consequentemente, a minha primeira oportunidade tendo contato com o mercado de trabalho. Tá sendo uma oportunidade que está agregando tanto pra minha vida pessoal, quanto pra profissional, sem falar da liberdade financeira que o estágio proporcionou e também conhecimento aqui dentro da papelaria, onde tive o apoio da equipe daqui, que é maravilhosa”, contou.

 

 Glória Carvalho, 19 anos, estudante de administração

 

E para participar do projeto desenvolvido pelo IEL, é simples. Alexandra deu orientações importantes para quem deseja ser contemplado com uma oportunidade. “Esses alunos que estão interessados, que estão adequados ao perfil oferecido pela vaga, vão encaminhar o currículo para o IEL e nós vamos fazer uma pré-seleção. Após isso, a gente vai encaminhar para a empresa e ela que é responsável por fazer a seleção final”.

 

Os empresários que sentirem vontade de oportunizar vagas de emprego para estagiários podem cadastrar seus estabelecimentos comerciais no programa. “Para informar os empresários  que eles procurem o IEL, para que eles conheçam os serviços oferecidos pelo IEL. O empresário que não puder vir até aqui, dá uma ligadinha, a gente vai até o empresário. E como é que funciona; eu sou empresário e estou tendo uma vaga disponível para um estagiário, então eu vou informar o IEL o perfil da vaga que eu quero estagiário, a gente vai divulgar essa vaga através dos meios de comunicação, redes sociais, divulgamos nas instituições de ensino.” explicou Alexandra.