Por conta das chuvas e a oscilação de energia elétrica, alguns bairros de Parnaíba tiveram o fornecimento de energia cortado por algumas horas. Todos os anos, com as chuvas, parte da fiação elétrica apresenta curto-circuito devido à região ser litorânea e a estrutura ser atingida com o salito.
O Ladmo Gurgel, gerente operacional plantonista da Eletrobrás Distribuição Piauí Regional Norte, disse que os ajustes são feitos quando surgem folgas nos conectores de alta condutibilidade elétrica, ocasionadas pelo salito. O sal é um dos fatores que provoca danos às conexões. A energia oscila e ainda pode faltar em casos mais graves.
No Bairro Nova Parnaíba, um trecho chegou a ficar quase 24h sem energia elétrica. A TV Costa Norte teve a programação interrompida por mais de 24 horas após a solicitação ter sido feita e ainda constar no sistema. A realidade é semelhante em outros trechos da cidade.
O técnico Ladmo Gurgel disse que as solicitações são feitas e destinadas a central em Teresina, de onde a demanda é repassada para Parnaíba via Sistema de Informação. Parnaíba não dispõe mais de uma gerência independente quanto a Eletrobras.
Segundo Ladmo as demandas pela manutenção e correção aumentam muito e informou que no período de estiagem a média é de 50 solicitações por dia e no período chuvoso isso chega a uma média de 200 solicitações diárias. A equipe disponível na empresa não é o bastante para atender a contento as demandas da cidade, especificamente no período chuvoso.
Por Daniel Santos