O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) divulgou na 4ª edição de 2015 de sua revista, um artigo sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Parnaíba, onde destacou o bom funcionamento do órgão em comparação aos demais municípios. Uma equipe do Conselho de Medicina percorreu o serviço nas cidades em que funciona o SAMU e avaliou a realidade em termos de estrutura, funcionamento e atendimento a demanda.
Segundo consta a publicação, o SAMU Parnaíba é exemplo para o Estado, quanto a serviço de qualidade, bom gerenciamento estrutural e financeiro. O SAMU Parnaíba é gerenciado pela Superintendência Municipal de Urgência e Emergência que tem em seu quadro 14 médicos, oito enfermeiros, 18 socorristas, 16 técnicos de Enfermagem, 13 Técnicos Auxiliares de Regulação Médica, sete ambulâncias, sendo três para o SAMU. Quanto aos profissionais do SAMU, quase totalidade é efetivo, tem nível superior ou está cursando.
A qualificação continuada dos profissionais é uma das ações estratégicas do órgão. A Central de Regulação do SAMU de Parnaíba abrange os municípios de Luís Correia, Cocal, Buriti dos Lopes e Cajueiro da Praia. A previsão é que em outubro deste ano o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Parnaíba receberá duas novas ambulâncias pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Ascom