São esperados para o evento cerca de 500 pessoas (Foto:Divulgação)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoverá, nos dias 28 a 30 de novembro deste ano, o II Encontro Piauiense de Assistência Pré-hospitalar Móvel, com o tema Qualidade e excelência no atendimento pré-hospitalar. O evento acontecerá no Blue Tree Hotel, em Teresina, e dentre as atividades ofertadas para os participantes estão cursos, palestras, talk shows e mesas-redondas com ministrantes vindos de outros estados, como major Francisco Otávio Nunes do Corpo de Bombeiros de Santa Maria (RS), que falará sobre o Relato de Experiência com Múltiplas Vítimas: Atendimento na boate Kiss.

Sobre os cursos oferecidos estão RPC e Manejo de Vias Aéreas, Ventilação Mecânica no APH, Abordagem inicial no trauma e Reanimação neonatal, além dos três cursos de Colocação de KED, Bandagem e Imobilização e Rolamento e Colocação da vítima em prancha, estes, gratuitos para os inscritos, cada um com 50 vagas disponíveis e 2 horas/aula.

Os eixos temáticos envolvidos na programação científica são bem variados como, Telemedicina no APH, Parada Cardíaca no APH, Emergências Pediátricas, Atendimento a vítimas de AVC, Condutas no politrauma, Transporte de paciente crítico, Segurança do paciente no APH, IAM e o uso de trombolísticos e Qualidade e segurança no transporte de aeromédicos, todos apresentados por profissionais renomados de todo o país.

Gerardo Vasconcelos, coordenador médico do Samu-PI e membro da comissão organizadora do evento, explica que o objetivo deste encontro é oferecer uma atualização dos assuntos abordados e engrandecer a troca de experiência entre os profissionais do Samu de todo o Estado. “Esperamos mais de 500 profissionais neste evento, e nós vamos proporcionar o que tem de mais atual a nível nacional sobre atendimento feito pelo Samu”, ressalta.

Os interessados em participar do encontro devem realizar sua inscrição pelo site www.samu.pi.gov.br. O evento é uma realização conjunta da Secretaria da Saúde do Estado do Piauí, Samu e Ministério da Saúde.

Fonte: CCom