Com recursos do BNDES advindos do Ministério da Integração Nacional, repassados através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) está aplicando R$ 7.225.263,16 milhões na aquisição e implantação de 267 kits de irrigação de 2 hectares por gotejamento e/ou micro aspersão.
A contrapartida do Estado é de R$ 361.263,16, o que irá beneficiar 267 grupos e Associações de Produtores Irrigantes localizados nos territórios de desenvolvimento do Piauí, numa área total de 534 hectares onde foram adquiridos 134 módulos de irrigação por micro aspersão e 133 por gotejamento.
“O nosso objetivo é transformar os produtores selecionados em fornecedores de Hortaliças e Frutas Tropicais de maior consumo como melancia, abóbora, banana, maracujá, caju e hortaliças aos mercados locais e adjacentes a preços acessíveis por todos os extratos sociais, e principalmente, das populações menos favorecidas economicamente”, disse o secretário da SDR Rubem Martins.
A irrigação irá gerar um incremento nas áreas cultivadas e eficiência do Processo Produtivo através do uso de Tecnologias Ecológicas de produção baseada na produção programada e intensiva, que possibilita a sustentabilidade plena do empreendimento.
Além da aquisição de unidades modulares de irrigação localizada dos tipos gotejamento e micro aspersão para 2 hectares, a Secretaria adquiriu sementes diversas, calcário líquido para a correção das selecionadas e ainda irá aplicar capacitação para os agricultores selecionados em manejo de irrigação e culturas propostas.
O prazo de execução do programa de irrigação é de 15 meses, onde os sistemas são compostos por conjunto motor bomba e acessórios; cabeçal de filtragem e acessórios; sistema de irrigação, tubos PVC e aspersores e ainda, injetor de fertilizantes e acessórios.
Fonte: piaui.pi.gov.br