Sementes serão distribuídas nas 16 regionais do Emater.
O Secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí, Francisco Limma, informou que a partir de segunda-feira (25) serão distribuídas 300 toneladas de sementes para 60 mil famílias, que correspondem a 300 mil agricultores em 224 municípios do Piauí, para que aproveitem as chuvas e agilizem a plantação.
Francisco Limma afirmou que serão distribuídas 60 toneladas de milho, 200 toneladas de feijão, 500 metros cúbicos de maniva, que são sementes da mandioca, 10 toneladas sorgo, mudas de palma forrageira e 180 mil mudas de caju.
“As chuvas retomaram em todo o Piauí, e isso nos alegra e anima os agricultores. Com relação as sementes, nós estamos com plano de distribuição das sementes pronto, que começa na segunda-feira. Estamos só fechando uma agenda, mas elas serão distribuídas nas 16 regionais do Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) e comissões locais, formadas pelo próprio Emater, igrejas e secretarias municipais de agricultura”, comentou o secretário ao frisar que serão distribuídos milho feijão, sementes de mandioca, e sorgo.
“Estamos também trabalhando unidades piloto de fusão de palma forrageira, em caráter experimental e algumas mudas de caju”, acrescentou.
Segundo Francisco Limma, a distribuição da palma forrageira é para reforçar o suporte de forrageira, porque é uma planta resistente a seca e serve de alimento para os animais. Ele substitui o capim-elefante. “Nós também estamos distribuindo o sorgo forrageiro para produção do volumoso, porque vamos fazer a filagem no final da colheita”, disse o secretário.
Frasncisco Limma falou ainda que houve incremento nos cerrados da produção de soja e de arroz. Na região Norte, em torno das lagoas, com a crise da cultura de cerqueiro, houve uma intensificação do plantio de arroz irrigado. Mas a maior parte do incremento da produção da cultura do arroz se dá nos cerrados.
Os agricultores estão aproveitando as chuvas desse mês de janeiro para plantar a lavoura. O agricultor Elias Santos Sousa, de 76 anos, está plantando na sua lavoura em Teresina, feijão, milho e cabeças de batata doce.
“Estou plantando na parte mais alta do terreno e vou ver o comportamento das chuvas para plantar na parte mais baixa”, afirmou o agricultor.
Manoel Santos, de 73 anos, já tinha plantado melancia, mas agora está plantando fava, para aproveitar as chuvas. “Este ano as chuvas estão boas, vai dá para ter uma boa colheita”, declarou.
Elias Santos Sousa disse que muitas pessoas dizem que vai chover demais e outras dizem que vai chover pouco. “Acho que só Deus sabe”, concluiu.
Fonte: Meio Norte