(Imagem: Marcelo Fontenele)
(Imagem: Marcelo Fontenele)

A seção de número 169 do Centro de Ensino Médio Tempo Integral – CEMTI Polivalente, localizado na Avenida São Sebastião no bairro Pindorama, em Parnaíba, atrasou em meia hora para ter a sua votação liberada. Segundo informações da presidente de mesa Iara Barros, por conta de um engano no destino de um dos livros de votação as urnas só foram abertas para os eleitores por volta das 08h30min.

De acordo com a secretária da citada seção, identificado por Ieda Assunção de Souza, a demora no início da votação na seção 169 do Polivalente se deu pela ausência de um dos livros de votação que, segundo ela, foi levado por engano para outra seção eleitoral. Ela disse ainda que o Juiz responsável pela seção solicitou que os eleitores só começassem a votar com a presença dos dois livros de votação da seção.

Após a chegada do livro, as secretárias tiveram dificuldade com o andamento do pleito, pois segundo elas estão encontrando dificuldade na leitura biométrica dos eleitores. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que 36,38% dos eleitores do Piauí vão votar nestas eleições pelo sistema de biometria, no qual a impressão digital vai substituir a assinatura junto ao mesário, reduzindo a chance de fraudes. Dos 2.345.694 eleitores aptos a votar no Piauí, 853.541 o farão pelo sistema biométrico, que vai ser usado pela primeira vez em Teresina, Cajueiro da Praia, Floriano, Francisco Santos, Ilha Grande, José de Freitas, Luís Correia, Nazária, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piracuruca e Piripiri.

ATRASO 01

ATRASO 02 ATRASO

Por Carol Porto e Kairo Amaral
Imagens: Marcelo Fontenele