A Secretaria das Mulheres e a Secretaria da Segurança realizam formação do protocolo “Ei, mermã, não se cale!”  com os funcionários de bares, hotéis, restaurantes e congêneres do litoral, nesta segunda-feira (12), às 16h, no Sesc Praia de Luís Correia.

A formação pode ser feita por funcionários de todos os estabelecimentos que se interessarem pela proteção da mulher, ou seja, não apenas funcionários de bares, restaurantes e congêneres, visto que os módulos trazem conceitos e informações comuns a todos, com uma especificidade. No final do curso, todos terão conhecimento da rede de proteção às mulheres e saberão como agir em situação de violência no estabelecimento.

O objetivo do Protocolo é estabelecer formas de atuação e prevenção que garantam a integridade das mulheres que estejam passando por qualquer tipo de violência e realizar um rápido atendimento aos pedidos de ajuda para romper qualquer ciclo de violência doméstica e familiar.

Segundo o protocolo, qualquer funcionário do estabelecimento, ao presenciar e/ou realizar a escuta de relato de violência, deve informar à Central de Acolhimento à Mulher ao tempo que realiza o acolhimento da mulher no espaço e local adequados até a chegada da equipe.

Caso a agressão seja percebida, deve-se garantir que a mulher agredida receba cuidados adequados sem julgamentos e, quando se trata de agressões, estupros ou abusos sexuais graves, que a mulher não seja deixada sozinha em nenhum momento, a menos que ela peça. Portanto, o agressor poderá ser detido por qualquer cidadão ou membro da equipe do local sempre que for em flagrante, ou prestes a cometer o crime de agressão, abuso sexual ou violação até a chegada das autoridades.

As empresas que desejam aderir ao Protocolo devem entrar em contato pelo email: secretariadasmulheres@sempi.pi.gov.br

 

FONTE: Governo do Piauí