Foto: Divulgação

As secretarias de Educação estaduais e municipais podem fazer sua adesão ao programa Atleta na Escola até 1º de junho por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). O principal objetivo do programa é difundir a prática esportiva entre os estudantes brasileiros, e assim identificar jovens talentos.

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc) está empenhada na adesão de todas as suas escolas no programa. Segundo a diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem da Seduc, Marta Freitas, a mobilização inicial já foi feita.

“Nos reunimos na última quinta-feira (23), com todos os gerentes regionais de educação, para criarmos estratégias de divulgação e adesão de todas as escolas no programa Atleta na Escola. Inicialmente trabalharemos com a modalidade atletismo, nas escolas participantes dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador (ProEMI), com expansão às demais posteriormente”, explica a diretora.

De acordo com balanço realizado, 24 estados já aderiram ao programa, bem como 3.464 municípios. A iniciativa de formação esportiva escolar tem como meta a participação de 5 milhões de estudantes entre 12 e 17 anos, de 20 mil escolas.

Como funciona o Atleta na Escola

Lançado no início de maio pelos ministérios da Educação, Defesa e dos Esportes, o programa pretende democratizar o acesso ao esporte desde a escola, incentivar a prática esportiva, identificar e orientar jovens talentos escolares. O Atleta na Escola também tem como objetivo servir de base para o plano Brasil Medalhas, investimento de R$ 1 bilhão em ações para que o país fique entre os dez melhores colocados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

O Ministério da Educação fará repasse de recursos para a realização de competições pelas escolas, municípios, estados e Distrito Federal. Os recursos serão distribuídos por intermédio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), operacionalizado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).