O Governo do Estado do Piauí, através do secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, anunciou no domingo que restaurantes terão auxílio de R$ 1.000 para funcionários do setor. A medida leva em consideração o lockdown estabelecido pelo governo, que proíbe o serviço não essencial de quinta a domingo, além dos grandes impactos que o setor alimentício e de eventos vem sofrendo com relação à pandemia do novo coronavírus.

 

Em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, na manhã desta segunda-feira, 15 de março, o secretário afirmou quais serão os focos desse auxílio.

“Primeiro terá uma lei enviada para a Assembleia ainda hoje para poder permitir o credito orçamentário para essa medida do auxilio. No segundo momento será aberto um cadastro pela internet na Secretaria de Desenvolvimento Econômico com os respectivos editais que explicam esses critérios, normalmente são as dúvidas de quem tem o direito de receber, esses editais serão publicados em breve, mas o foco são aqueles trabalhadores de bares, restaurantes ou estabelecimentos de eventos que perderam o emprego e estão sem nenhum benefício previdenciário. Esse é o foco inicial para dar condições de sobrevivência para as pessoas desses setores que foram mais atingidos. O segundo foco são os microempreendedores, que normalmente não tem funcionários, eles mesmo são os próprios funcionários e em função da pandemia tiveram muitas restrições para faturarem nesse período”, declarou.

 

Rafael Fonteles afirmou ainda que o pagamento deverá ser feito em duas parcelas de R$ 500,00 para complementar os programas federais que já existem.

 

Fonte: Meio Norte