A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) está implementando o Sisdesc, sistema de gestão e monitoramento das ações e recursos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O sistema de informações, inédito na região, já está em fase experimental desde o início deste mês com as ações do Plantão Social da Sedesc e em breve estará acessível aos funcionários através da rede.
O sistema foi desenvolvido sobre uma plataforma de software livre, o que de acordo com o gerente de gestão da informação Isaque Alves, viabiliza ainda mais sua implementação. Segundo Isaque, o geo referenciamento é a característica mais marcante do sistema e que o Sisdesc dará aos profissionais acesso a todas as informações e atendimentos realizados nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) em Parnaíba, permitindo uma visualização ampla em forma de relatórios e gráficos as situações de vulnerabilidade social no município.
Para a secretária de desenvolvimento social e cidadania, Flaviana Veras, as primeiras mudanças a partir do Sisdesc estão diretamente relacionadas com o acesso às informações dos atendimentos realizados nos Centros de Referência e no plantão social. Segundo ela “através deste sistema conheceremos melhor os nossos usuários e suas necessidades, com isso, será possível melhorar os atendimentos, pois levaremos em conta as necessidade específicas de cada usuário da assistência social”. A secretária concluiu dizendo que está otimista porque através do sistema a Sedesc dará ainda mais dinamismo ao atendimento social em Parnaíba.
No cadastro de cada usuário é possível ter acesso ao nome, endereço, registro de acompanhamento familiar, de atendimentos nas unidades além da oferta de serviços de infra estrutura básica no local onde vive. Segundo Valéria Silva de Araújo, diretora de planejamento e gestão do Suas em Parnaíba, o cruzamento destas informações permitirá ao órgão diagnosticar os problemas assim como acompanhar as providências cabíveis.
Fonte: Ascom PMP