A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), disponibiliza aos profissionais do magistério da Educação Básica o curso de extensão em Educação Integral, Integrada: Uma Proposta Curricular e Metodológica. As inscrições já estão abertas e vão do período de 08 a 25 de abril de 2014.

São 580 vagas distribuídas entre as redes estadual e municipal de educação, para professores que atuam no Programa Mais Educação, professor comunitário, coordenador, diretor e técnico de escolas de Educação Integral, onde estão sendo desenvolvidas as atividades do Programa Mais Educação.

Segundo a coordenadora do Programa Mais Educação da Seduc, Alzira Lopes, o curso de extensão terá uma carga horária de 180 horas e contará com cinco módulos temáticos, todos voltados para a reflexão sobre a Educação Integral, Integrada e para a construção de uma proposta curricular e metodológica para o Estado do Piauí.

“O curso será desenvolvido nos polos da UFPI, na modalidade semipresencial, sendo 80% (oitenta por cento) presencial e 20% (vinte por cento) não presencial, durante os finais de semana, conforme cronograma definido com as instituições parceiras”, destaca a coordenadora.

Alzira Lopes acrescenta ainda que a importância desse curso se dá no fato do mesmo ser a “porta de entrada” para um curso de especialização em Educação Integral. “Até o final do ano o MEC deve ofertar uma especialização para a área, fato animador visto a grande expansão da Educação Integral nos últimos anos”, completa.

As inscrições para o curso podem ser realizadas nas Gerências Regionais de cada município polo. As instituições também realizarão na próxima sexta-feira (11) e terça-feira (15) seminários de promoção do curso em Picos e Bom Jesus, respectivamente.

Quadro de vagas por pólo:

Teresina – 100

Parnaiba – 100

Floriano – 80

Picos – 100

Bom Jesus – 200

TOTAL – 580

Fonte: Ccom com edição do Portal Costa Norte